Wednesday, May 03, 2006

Jasper Morello





Jasper Morello

Apesar de ter ficado na altura contente com a atribuição do Oscar de melhor Longa-Metragem de Animação ao último Wallace & Grommit também fiquei com pena que "The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello" não tenha arrecadado o mesmo galardão mas em Curta-Metragem Animada.



"Jasper Morello", uma animação australiana de Anthony Lucas é passada num negro e industrial mundo victoriano onde naves movidas a vapor cruzam os céus. É a história do navegador Jasper Morello que cometeu um grave erro no passado e a quem é dada a oportunidade de se redimir embarcando numa nova aventura pelos estranhos céus de Ghotia. Só que o receio de cometer de novo o mesmo fatal erro vai persegui-lo nesta viagem...



Para quem gosta como eu do imaginário de Tim Burton mas já o acha um universo semi-esgotado e repetitivo pode descobrir nesta animação uma boa alternativa com novos horizontes. Utilizando um misto de técnicas de animação, desde a convencional fotografia ao moderno 3D computorizado contrastam com o uso de silhuetas estilizadas que parecem saidas do expressionismo alemão do princípio do século passado. A história, essa parece nascida de um recanto mais sombrio do cérebro de Júlio Verne ou tirada de um dos universos perdidos de Schuiten & Peeters.



A animação pode ser adquirida num DVD multi-regiões, onde além da curta metragem de quase meia hora, tem um documentário, comentários audio e ainda outras curtas metragens do mesmo autor (entre mais outros pequenos extras).



No muito bem conseguido site encontram-se wallpapers, o trailer e a possibilidade de encomendar o DVD. Fica a sugestão.

Classificação

No comments: