Thursday, May 25, 2006

3D @ RTP





O 3D de volta!

Para quem já andava por cá, 1980 ficou marcado como o ano em que a RTP nos colocou com uns estranhos óculos coloridos à frente da TV só para ver o filme O Monstro da Lagoa Negra na sua versão 3D. Uns acharam piada aos peixinhos a "flutuar" pela sala mas outros sentiram-se defraudados com tanta expectativa criada na altura. Se por algum acaso ainda guardam esses óculos fizeram bem. É qua assim poupam 1€ já que a RTP vai ao longo da próxima semana apresentar vários programas de sua produção usando o mesmo sistema. A técnica, a mesmo usado no clássico filme chama-se Estereoscopia por Anáglifo e permite que imagens e filmes com tratamento prévio possam ser visualizadas com uns simples e baratos óculos em que a lente do olho esquerdo é vermelha e a do lado direito é azul.

Agora ao invés de vermos um monstro a preto branco, a RTP, o Continente (que vende em "exclusivo" os vulgares óculos), a portuguesa 2º Sentido e a americana Dimension3 (que fazem o tratamento 3D dos programas) querem nos dar desta vez caras e programas conhecidos e já a cores. Contra-informação, Top+, magia de Luis de Matos e o concurso Em Família serão alvo desta experiência.

Nesta época o futebol faz lá por fora disparar a compra de televisores panorâmicos de alta definição mas por cá ainda continuamos sem emissões HDTV em nossa casas para ver o esperado campeonato. A TVI ressalve-se vai filmar em alta definição HD dois do jogos do campeonato Sub21 de futebol a nível experimental. Mas sem licença e suporte para emissão HDTV não pode naturalmente fazer mais do que projectar esses jogos em locais públicos. Por isso este velho 3D da RTP acaba por ser uma espécie de tecnologia dos pobres do que ainda se pode ter em casa já que que o progresso televisivo nacional está quase parado.

NOTA: Os óculos usados no cinema com o filme SpyKids 3D (2003) também servem perfeitamente para disfrutar desta Semana 3D da RTP.

2 comments:

Carca said...

Eu ainda tenho os óculos originais, de 19 e oitenta e tal.

Nuno said...

Lembro-me da febre dos óculos 3D quando a RTP passou o Monstro da Lagoa Negra, infelizmente não consegui vê-lo na altura (ter praí 7 ou 8 anos deve ter ajudado).
A minha única experiência com o "3D" foi há pouco tempo com os óculos 3D que vinham com a caixa do Nightmare on Elm Street. Serviram para ver o final alternativo 3D do "Freddy's Dead: The Final Nightmare". Relatos da experiência? Uma dor lacinante provocada pelo cartão espetado na cana do nariz e uma leve (mas contínua) dor de cabeça. Ver se me lembro de usá-los nesta "grandiosa" iniciativa da RTP, que sempre que parece estar a dar um passo em frente, dá dois atrás.

Nuno (Plano9)