Saturday, December 03, 2005

Aeon Flux - Integral em DVD





Aeon Flux - Integral em DVD

Aeon Flux é um OVNI na animação televisiva. Criada a pedido da MTV a Peter Cheung (que mais recentemente realizou um dos episódios de Animatrix) Aeon Flux é um objecto avantgarde (até mesmo para a MTV), bizarro, quase conceptual e criou um pequeno mas fiel culto por parte dos fãs. Esta série animada é a enésima adaptação para filme de BD's, desenhos animados ou video-jogos pelos estúdios de Hollywood sempre à procura de sacar dinheiro fácil nas gerações mais jovens.

Os fãs (eu incluído) naturalmente não esperam ou esperavam muito do filme. Sem intervenção directa do criador original logo se formou imediatamente um certo cepticismo. E não se pode dizer que quando foi anunciada a loira sul-africana Charlize Theron para o papel de Aeon os fãs se tenham animado. Haveria melhores escolhas para uma personagem muito peculiar em termos estéticos (Famke Janssen foi muitas vezes citada como sendo das melhores alternativas). E os receios agravaram-se quando no seu estatuto de estrela Theron se recusou de imediato vestir algo como o apreciado e fetichista fato original caracterizado por um ousado G-String. Depois de adiantamentos na estreia devido a atrasos e percalços nas filmagens como a lesão no pescoço por parte de Theron, finalmente surgiu o filme em inícios de Dezembro. E os 5.5 em 10 no IMDB é um claro indício de como o filme está a ser recebido dando razão ao anterior descontentamento.

Mas há males que vem por bem. Curiosamente esta rentabilização hollywoodesca veio provocar a reedição da série para o mercado doméstico. Originalmente editada em 3 cassetes VHS e tendo só um desses volumes conhecido edição em DVD finalmente é re-editada integralmente toda a série com direito a restauro, muitos extras e supervisão pessoal de Peter Cheung. Assim acaba de vez a especulação na venda do DVD original (esgotadíssimo) a preços exorbitantes no Ebay, as cópias ilegais em DVD transferidas das restantes 2 cassetes em VHS e o desespero dos quantos não conseguiam arranjar tais cobiçados registos (eu ainda adquiri 2 das cassetes oficiais em cassete VHS mas nunca o DVD oficial)

Analisando os conteúdos para satisfação de todos está lá tudo. Episódios remasterizados, o episódio piloto, as chamadas curtas da série, comentários, documentários, galerias, e outros abençoados extras. E até tem legendas em inglês para que qualquer estrangeiro possa possa perceber mais facilmente a complexidade e estranheza dos dialógos. É decerto um prazer natálicio para o mercado americano já que por ex. os ingleses vão ter de esperar mais um bocado pela série. E em Portugal pelo que sei nenhuma edição está anunciada. Mas quem quiser tem mais com que se entreter. A editora de comics Dark Horse editou uma mini-série de 4 comics alusiva ao filme. Igualmente reeditada foi a "graphic novel" The Herodotus File. Esqueça-se o filme (sem data de estreia por cá) e fique-se com o restante merchandising. Ah e não se esqueçam que a banda sonora é fruto do conceituado ex-SPK Graeme Revell. Se o filme decerto não faz juz á série televisiva ao menos que a OST do filme dignifique a pérola que é a OST televisiva de Drew Neumann.

No comments: