Wednesday, September 21, 2005

Black Books na Sic Radical





Black Books em reposição

Numa reentrée um bocado desapontante da SIC Radical, foram repostas algumas boas séries de humor britânico. Uma delas é Black Books da Channel4. Esta já tinha sido apresentada e re-exibida na Sic Radical, mas é sempre bom ter mais uma vez oportunidade para a poder rever. Não sei é garantir se vão ser exibidos a totalidade dos episódios das 3 épocas.

Black Books é uma série que vive à base dos 3 personagens principais. Bernard, um irlandês eremita quase sempre bêbado e fumador, refugia-se na sua livraria, afastando o mais que pode os clientes. Fran, uma mulher com sérios problemas amorosos (ou a falta deles) tem uma loja ao lado da de Bernard, sendo quase a sua única amiga. Manny, um desajeitado errante, vindo sabe-se lá donde, ganha o emprego de assistente da livraria por acidente e vai tornar a vida da loja daí para a frente muito peculiar.

Apesar do minimalismo do elenco, a excentricidade das personagens leva a situações surreais. Sem levantar muito o véu, envenenar por acidente o Papa é por ex. das coisas mais bizarras que acontece na série. Eu apreciei bastante a química que se cria entre Manny e Bernard durante a série, qual deles o mais imbecil. Os dialógos e piadas são muita vezes cínicas, pessimistas, mordazes e basta simplesmente ver as expressões faciais de Manny para fazer soltar umas risadas.

É uma pena que esta série tenha passado despercebida no mundo da comédia. É como se fosse um precioso e escondido livro numa grande estante. Vejam-na pois sabe-se lá quando poderão ter agora nova chance. A série foi reposta esta semana e pode ser vista Terças ás 20.30 e Sábados ás 12.30 (entre outros horários). Também podem encontar editados no mercado britânico a série completa em DVD.

Revejam também o Spaced e o Two Pints of Lager and a Packet of Crisps na SIC Radical.

Classificação

No comments: