Sunday, September 04, 2005

Spider-Man - The Animated Series (2003)





Spider-Man - The Animated Series (2003)

Alguém se lembra da série de animaçao 3d de nome Reboot exibida na RTP1/RTP2 (e que há-de ser objecto de post próprio) em que um vigilante, o Bob, uma dona de um bar chamada Dot e o seu sobrinho Enzo viviam dentro de um sistema informático e eram aleatóriamente arrancados à força para participarem em variados videojogos? Não? Mas duvido que não se lembre do videoclip dos Dire Straits "Money for Nothing". Sim, sim, com aquela espécie de trabalhadores bucha e estica e o cão com caras quadradonas. Foi um dos primeiros sucessos no uso de animação 3d em videoclips. Ora o que tem em comum o Reboot, o célebre videoclip e a série que lhe vou falar? É que são fruto da criatividade da empresa canadiana Mainframe. Felizmente continua viva e produzindo 3d que vai dignificando tecnicamente o seu uso nas séries animadas.



A nova série Spider-man (designada de "The New Animated Series" ou "2003" para distinção das anteriores) é uma boa ideia da Marvel porque não é um vulgo produto de rentabilização da personagem. Usa uma técnica inovadora no ramo e tem histórias bem construídas. Aliados á Mainframe, aparecem argumentistas como Brian Michael Bendis, antigo argumentista e desenhador indie no seio dos Comics e agora responsável pelo destino de muitos personagens Marvel e realizadores como o Sam Raimi (The Evil Dead, e os Spider-Man, etc.).Esta série pode ser descoberta perdida nas manhãs de Sábado ou Domingo na TVI e foi exibida originalmente na MTV. Felizmente a TVI gosta de rentabilizar o seu espólio e vai repetindo por vezes a série, mas infelizmente são dobradas pelo que perdemos as vozes originais de Ian Ziering (o Zack de Beverly Hills 90120), Neil Patrick Harris (o jovem doutor de MD Doctor House), da cantora Lisa Loeb e do seu próprio mítico criador Stan Lee. Não tenho nada a apontar á dobragem portuguesa mas gosto sempre de apreciar o original. O que torna tão bom em 3d esta série é o uso não de 3d puro mas de uma técnica chamada Cell Shading e que já era utilizada por ex. no suberbo jogo Jet Set Future para Dreamcast (e depois reeditado em X-box). A técnica gráfica consiste em aplicar um aspecto/textura "plana/2d" por cima da animação 3d em si, observem as imagens para melhor compreensão. A movimentaçao e realismo dos gestos das personagens são assombrosos e por vezes parece mesmo estarem reais actores em palco. A direcção é boa, com bons argumentos a não roçarem o rídiculo como é apanágio da Marvel em questão de séries animadas.

Existem somente 13 episódios que já podem ser encontradas no mercado americano/canadiano em DVD e (e respeitando o formato panoramico), mas está anunciada uma nova época do qual nunca mais ouvi falar.Para quem tem uma X-Box existe uma versão do jogo felizmente com o mesmo cell shading. Se puderem, descubram-na.

Classificação

No comments: