Thursday, September 01, 2005

Manifesto



Manifesto

Olá, bem-vindo ao "o meu piu piu". Antes de qualquer outro post fica aqui um breve manifesto introdutório. O nome de mais este blog é como pode ser entendido uma evidente e inocente paródia ao nome do mui célebre "o meu pipi". Mas as coincidências ficam por aí porque até não sou adepto da gratuitidade do humor escatológico no referido blog. Utilizar aqui a mesma forma de humor talvez fosse meio-caminho para este blog ter algum sucesso e uma audiência avultada. Mas não é esse o objectivo deste meu "o piu piu". O nome, por mim, não podia estar melhor escolhido e desenganem-se quem pensa que a escolha é talvez um golpe de Marketing em que me colo ao sucesso do "meu pipi". Este nome nasceu duma metáfora em relação à sociedade dos mass media onde vivemos. Eu explico. Ocasionalmente vou aqui vou desabafar, escarafunchar e dissecar sobre diversos assuntos sem que provavelmente muita gente repare nas minhas palavras. Por outras palavras vou como que piar, piar baixinho, são meros pios insignificantes no meio de tantos "pius pius blóguisticos". São milhares de blogs que nascem todos os dias parece. Mas até o que interessa nestes dias é mesmo ainda ter a liberdade para piar. Se nos media tradicionais de massas é a censura que impera, imposta por parte de interesses políticos, comerciais e de determinados grupos, pelo menos na internet ainda é possível piar (até agora) com uma certa liberdade. Isso desde que aves de rapina nunca reparem nos insignificantes passarinhos. É que os blogs são muitas vezes passarinhos mais ou menos escondidos com os seu pius pius denunciam a outros passarinhos os vôos ameaçadores de outras aves predadoras que pairam nos céus. Mas o Big Brother cibernáutico começa a ser uma realidade perante as desculpas que são hoje a profileração do terrorismo (ou a intencional magnificação mediática dele), a suposta necessidade de segurança, da hipócrita decência e do falso moralismo. Tudo desculpas para que haja sempre um olho que nos controle e faça com que a privacidade já não seja um direito nosso.

Ora neste blog quem pia, é este humilde passarinho, ora isto é, eu, ora isto é, o Nuno, que é o meu nome. Na minha vida fiz a escolha à muitos anos pelo webdesign depois de me diplomar em Publicidade e hoje em dia, as coisas vão más pois como se sabe ninguém quer dar trabalho fixo e os trabalhos freelance rareiam, tantos são os que se lançaram no ramo como abutres esperando encontrar um El Dorado. Mas não falemos nas tristezas desta profissão. Sou um ávido interessado por varias matérias (demasiadas até, para poder seguir convenientemente a todas). Apesar da minha idade (que me escuso a revelar, lol) sou uma eterna criança. Não nego como muitos a centelha da criança que há em todos nós. Por isso não estranhem que no meio de assuntos sérios surgir um olhar crítico a assuntos que parecem infantis e nostálgicos. BD, brinquedos, jogos, anime, um alertas sobre a televisão dos mais novos onde por vezes vão surgindo pérolas, fruto de outras eternas crianças.

E pronto, para introdução já vai longa, espero ter maçado muito, e espero ter convencido a dar aqui uma olhadela e ouvir os meus pius pius. Tenho esperança é, que não seja um falcão com muita fome! ;)

No comments: