Friday, December 09, 2005

Martataka





Martataka

Martataka foi daqueles programas em que me pergunto porque não teve melhor sorte. Destinado a animar as manhãs infantis do Canal 1 este programa parecia a meu ver ter tudo de positivo. De facto, agradava-me quase tudo na produção deste. Desde o inspirado e original nome Marta(e)+ataka (com natural homenagem a Tim Burton), passando pelo genérico, cenários e pelo marciano animado tudo parecia perfeito. Até pormenores como a equipa de filmagem irem trajados de astronautas eram um must. Além de servir de interligação entre os "enlatados" televisivos infantis Martataka igualmente tinha imaginativas "batalhas" entre a assistência. De um lado os terráqueos, noutro os marcianos (a que não faltavam as respectivas antenas), os jogos tinham como objectivo invadir e/ou defender os seus respectivos planetas de variadas formas. A coerência temática era aplicada na perfeição. A apresentadora (suponho que se chamasse Marta evidentemente), ao contrário de muito outros programas do género em que são escolhidas por serem uma "cara laroca" deve-o ter sido porque tinha uma naturalidade em cena bastante boa.



Há muito que desapareceu esta boa pérola do bom gosto televisivo e penso que não durou muito como outros programas do género. Foi pena não ter evoluído e ter incluído também momentos musicais e de entretainment, ter-se fortalecido e ter-se tornado uma refêrencia como foram o Buéréré ou o Batatoon. De qualquer maneira é bom que tenha ao menos dado um ar da sua graça.

Classificação

4 comments:

Anonymous said...

Existe há uns meses na Rua Roberto Ivens em Matosinhos, um Parque Temático com o mesmo nome, em que o bom gosto e originalidade imperam.
Terão sido os produtores do Programa Televisivo a avançar com este parque?

Nuno Barros said...

Muito obrigado pela informação. Decerto que sim por uma imagem do logo que vi. Infelizmente o site do tal parque está desactivado (www.marteataka.com). Espero que não signifique a prematura falência da mesma. :/

Anonymous said...

Obrigado pelo post !
e parabéns pelo design do site !!

Anonymous said...

martataca- parque tematico...quem me dera ser chabalo de novo