Wednesday, December 14, 2005

Remakes





Remakes

Corre o rumor que o campeão de Wrestling da WWE John Cena irá protagonizar um remake de "Predador" originalmente interpretado por Arnold Schwarzenegger em 1987. Apesar de este rumor ter sido já desmentido este boato continua a ser bastante comentado devido à sua particularidade. É que num remake de um filme tão "recente" como este, é natural que muita gente pense nisto como desmedida ganância por parte da FOX, a detentora dos direitos. Se noutros casos os remakes ocorrem normalmente em filmes dos anos 50, 60 e 70 e pode ser "legítimo" que se refresque filmes esquecidos já com um filme dos fins dos anos 80 torce-se o nariz. Mas a verdade é que a FOX sempre rentabilizou ao máximo o lucro dos seus produtos. Por ex. com a Saga "Aliens" foram feitas demasiados sequelas (e até um crossover - Aliens vs Predator) do filme, comics, merchandising e até re-reedicões de caixas de DVD. Demasiada coisa, ofendendo mesmo os fãs mais leais. Sendo assim e tratando-se da FOX há rumores que podem bem ser verdade.

Mas este rumor faz-nos ter consciência sobre a mediocridade creativa do actual no cinema americano. As indústrias do cinema parecem ter chegado a um ponto que deixaram quase de apostar em argumentos novos preferindo dedicarem-se a dar um look mais actual a sucessos de bilheteira passados. Estes tipo de remakes são claramente destinados a salas multiplex e público jovem. Ora se agrada certamente aos mais novos verem estes filmes com um visual mais actual, estes remakes afastam os mais velhos das salas cientes que ao verem estes novos remakes só vão preferir ainda mais o original. Se anos atrás até podiam ter curiosidade em ver como ficavam estes remakes, agora e após tanta abundância de remakes mediocres tais espectadores já tem desdém perante estes filmes.

No entanto até mesmo realizadores consagrados tem a sua quota de culpa nestas remake-manias. Tim Burton refez "O Planeta dos Macacos" e mesmo "A Fábrica de Chocolate" já tinha tido anteriormente adaptação. Polanski realizou mais um "Oliver Twist". Jackson um "King Kong". Por isso até há bons remakes naturamente. Mas 90% deles são uma ofensa ao original.
Fico muito triste quanto mexem em filmes intocáveis como "Solaris" de Tarkovski, "Psycho" do Hitchcock, "A Pantera cor de Rosa" de Blake Edwards, "O Massacre do Texas" de Tobe Hooper e também em já clássicos de Carpenter como "Assalto à 13ª Esquadra" e "O Nevoeiro". Mas nos próximos tempos vou ficar mais triste ainda. Filmes culto como "The Cabinet of Dr. Caligari" ou "Tron" tem remake á vista. E filmes memoráveis como "Piranha", "Flash Gordon" e até mesmo "Robocop" igualmente estão nos planos dos grandes estúdios.

Por vezes penso que a indústria americana está deliberadamente a tentar revitalizar as salas com gente nova e filmes pipoca promovendo a rápida rotatividade dos filmes nas salas. Por outro lado tenta colocar os mais velhos e nostálgicos cinéfilos no conforto do seu lar disfrutando de ediçoes especiais (e mais caras) de DVD's. Com esta política só pode ser mesmo esta a intenção e uma forma que encontrou para o lucro fácil para dois mercados distintos mas complementares.

No comments: