Saturday, July 15, 2006

HDTV @ TV Cabo





Finalmente HDTV na TV Cabo...
(Post editado e revisto)

Sim, finalmente alta definição na TV Cabo... daqui a um ano... e se alguma operadora arranjar contéudos para o formato. Recorde-se que a Cabovisão já emite um canal por assinatura de HDTV possivelmente já há mais de um ano.

Anunciado no DN:

A TV Cabo garante que em Junho do próximo ano vai ter a sua rede preparada para transmitir em alta definição (HDTV), sendo necessário que as televisões e os programas sejam de alta definição. Além de adaptar a rede para alta definição e transmissão de voz, a TV Cabo investe na expansão da rede, pretendendo chegar em 2007 a 3,5 milhões de lares.

Anunciado na M&P:

PT Multimédia garantiu que a TV Cabo “está apta para o HDTV em Junho de 2007”, sendo que a partir o próximo mês de Dezembro “estará no mercado uma caixa alternativa” de descodificação do sinal de televisão analógico para o digital, “cujo fornecedor é a Thompson”. De acordo com as expectativas da PT Multimédia, o mercado português deverá ter 700 mil televisores de alta definição em 2007.

8 comments:

atomo! said...

Realmente é um escandalo! Isto sem qualquer desprimor para com algumas multinacionais que acham que se fizeram indespensáveis á humanidade, a TV Cabo é o pior serviço do Portugal "pós-moderno":
*falhas, muitas vezes propositadas, de serviço constantes, overcharging dos clientes, monopólios ilegais, má qualidade na selecção de canais...

E depois de arrogantemente se tornarem, pelos vistos, indispensáveis, nem sequer conseguem ter a mínima visão de futuro, mantendo uma atitude tipo "vá lá pessoal, os nossos canais são emitidos a cores, isso já não chega?"

pipo69 said...

Sim a infraestrutura é decadente e todo e qualquer negócio das "novas tecnologias" funciona a passo de caracol em Portugal. Basta pensar o tempo que demoraram a "meter" rede de telemóvel no metro. Demoraram mais de 10 anos a perceber que aquilo funcionava apesar de ser debaixo de terra.
Mas também o que se espera de uma estrutura em que se importam conteúdos com muitos anos do estrangeiro. Será que vale a pena ter HDTV se é para ver os Malucos do Riso, os Morangos e afins. LOL.
Acho extraordinário que o "Camera Cafe" seja apresentado como um produto inovador tendo em conta os anos que já leva lá fora. Enquanto não houver produção nacional com um nível mínimo devia ser proibido iniciar as emissões em HDTV, ou então só para "produtos de qualidade"...

Nuno Barros said...

Eu já gostava muito que certos canais fossem STEREO!

A politica da TV Cabo no momento é clara. Abandono do analógico para enfiar todos os canais em Digital e poder cobrar a Fantastic Box a toda a gente.

Pipo, discordo de ti. É mesmo dos contéudos de massas que precisamos em HDTV. Por outras palavras precisamos do Big Brother, dos Morangos. É isso que pode tirar o HDTV do marasmo. A qualidade que venha depois. Ao pensarmos em HDTV para filmes, documentários e outros programas culturais e como produto elitista a coisa nunca mais "pega" em Portugal.

Mas quem é que apresenta a Camera Café como inovador? Pelo spot de promoção não vi tal pretensão e pareceu-me uma comédiazinha de costumes normalíssima.

pipo69 said...

Claro que compreendo a tua perspectiva, tu estás a pensar em termos de desenvolvimento de mercado, eu não. Obviamente que se formos pensar no desenvolvimento do "negócio" terá de se partir dessa lógica e conseguir uma massificação. Esta "narrowness" tem a haver com a minha pouca experiência com TvCabos e Bandas Largas. Ter crescido no centro de lisboa tem os seus óbices... No MTV, etc. etc. :)
Em relação ao camera café acima de tudo custa-me que os formatos demorem tanto tempo a chegar; é um bocado como se o big brother fosse emitido pela primeira vez este ano. E pelo menos uma das protagonistas falou de novidade, por ser só uma camara estática, um só plano, etc. Se quiseres relativizar é como se alguém daqui a 3 anos se lembrasse de repetir o "The Office" em Português. É aquele atraso estrutural tão tipico.

Nuno Barros said...

Pipo, eu nem de desenvolvimento falo, é mesmo a (não) implantação que me preocupa! (just kidding!) ;)

Bah, actrizes que nem sabem promover o produto. Eu ontem fiquei parvo quando vi a Kate Hudson conseguir em 10 segundos contar as reviravoltas e o final que acontece no filme em que entra... ermm...

Tá descansado que nenhum canal ia desperdiçar um formato novo ou inovador durante o período de férias! Para isso temos de esperar pela reentrée...

Unknown said...

nem comento...

Anonymous said...

Hoje, 28 de Julho de 2007, mais de um ano após o anúncio da TV Cabo, ainda não há nada. Aliás, a TV Cabo nunca mais falou sobre o assunto desde então. Ou eles querem aparecer de surpresa, ou esqueceram-se totalmente do anúncio que fizeram.

A concorrência está a avançar, mesmo que muito devagar. A Cabovisão (1 canal) e PT (2 canais) já têm algo a oferecer. Claro que são canais premium. Ainda vamos ter de esperar um bom tempo até oferecerem HDTV sem custos extras.

Nuno Barros said...

A única boa notícia nos últimos tempos foi a aprovação da lei sobre a Digital Terreste por Cavaco Silva que pode permitir o HDTV via ondas hertzianas (porta aberta à RTP,SIC e TVI para fazer experiências no campo depois). Quanto à TV Cabo deve andar um bocado desorientada a imaginar o seu papel pós desmembramento da PT.