Monday, July 10, 2006

Zidane @ Mundial 2006





Ceci c'est ma tête!

Finalmente tudo acabou! Regressamos todos à nossa vida miserável e Sócrates já não tem os fait-divers do Mundial de Futebol para disfarçar a crise na nossa vida. Um mês de excesso mediático de futebol na vida dos portugueses deve ser suficiente para que esta droga se dilua até ao começo da nova época de futebol. Os mais viciados terão sempre ainda os jogos clubistícos de pré-epóca muito ao jeito para os emigrantes .

Não preciso ser grande adepto ou especialista para perceber que foi um Mundial enfadonho. Jogar seguro, à defesa, à italiana, à grega foi a solução que muitas equipas adoptaram para chegar o mais longe possível. E a Itália, grande raposa matreira lá ganhou a taça. E nisso temos de lhes dar os parabéns. Até na forma como consegue insultar a irmã dum jogador.

E quanto a nós? Eu fiquei com um sabor agridoce. Chegou-se longe é verdade muito por mérito de também uma certa cautela defensiva. Muitos sentimos certamente que não se deu o melhor. Não encantou, não houve aquela magia de futebol espectáculo que tanto deslumbrava mas que infelizmente nos comprometia sempre dantes.

Mesmo usando a cabeça desta vez não ganhamos lugar no pódio nem prémios dignos de nome. Ganhou Ronaldo como esperado o prémio de melhor jogador jovem? Não, já que segundo a comissão técnica da FIFA tem pouco fair-play e por isso não merecia o prémio. Mesma comissão que no jogo Portugal-Inglaterra um inglês da mesma decidiu dar o prémio de "Homem de Jogo" a outro inglês porque "resistiu heróicamente" contra Portugal (comentário que foi retirado posteriormente do site da FIFA para não deixar má impressão. Pobre Ricardo, realmente as tuas decisivas defesas não valeram de nada para decidir o jogo. O problema é que és português...

Maravilhoso foi o mau nome com que ficamos neste mundial nessa imprensa internacional. Desde "batoteiros", "sem fair-play", "teatrais", "winkers", "divers" tudo foi chamado aos nossos jogadores e sobretudo a C.Ronaldo eleito bode expiatório do erro de Rooney e da sua selecção. É claro que de faltas que lesionam jogadores, pisões em "tomates", batatada em final de jogo, cabeçadas no peito, holandeses, ingleses, alemães e franceses (respectivamente) vão tentar não se lembrar, mas para um filho da puta dum português que se atira para o chão há sempre ódio que chegue.

E bravo, se o puto Ronaldo tem de pagar por não saber atirar-se para o chão (ganhou portugal algo com isso para sermos censurados? não!) Monsieur Zidane (que lá conseguiu marcar os seus golinhos no Mundial graças a penalties) foi expulso novamente em finais de Mundiais e deu um belo espectáculo de desportivismo na sua despedida. Recompensa? Toma lá o título de melhor jogador do Mundial. Como? Afinal é este o fair-play pretendido pela FIFA? Realmente, Ronaldo! Não mergulhes pá, nada de fitas! Dá mas é umas cabeçadas! E com força, compensa muito mais!

No comments: