Monday, January 09, 2006

Jogos HDTV@PT





Jogos HDTV@PT

Com consolas como a Xbox360 ou a PS3 (que ainda espera lançamento) há a possibilidade de jogar em Alta Definição e formato panorâmico aproveitando as tv's 16:9 que vão lentamente entrando nos nossos lares. Muitos portugueses podem estar a pensar que ao jogar panorâmicamente com a sua Xbox360 no seu televisor 16:9 estão a fazer algo novo e inovador. A verdade é que se enganam redondamente porque em Portugal há 12 anos atrás se tinha jogado em televisões HDTV um jogo especialmente concebido para o efeito.

1994, Centro Cultural de Belém. Viviam-se os dias áureos de Lisboa'94 - Capital Europeia da Cultura. Um ano repleto de abundantes iniciativas culturais. Numa delas a poderosa indústria japonesa vem nos sensibilizar para os potenciais do HDTV, a Alta Definição que algum sucesso estava a ter no país nipónico.



Numa sala do então polémico CCB no âmbito da exposição "Múltiplas Dimensões" documentários passam ininterruptamente sobre a cultura japonesa e museus franceses em formato HDTV. E no meio desta oferta cultural há algo mais interessante e histórico do que a possibilidade de ver TV panorâmica. Era o primeiro jogo concebido para Alta Definição chamado Hi-Ten Bomber Man. Tecnicamente era baseado em 2 consolas Nec PC Engine/Turbografx, 10 comandos (5 por consola) e um PC para fazer output de sinal HDTV. Isto permitia jogar o popular Bomberman aceitando até 10 pessoas. Nessa altura o jogo era somente um protótipo produzido pela HudsonSoft e nunca foi publicado para PC Engine por limitações técnicas tendo se ficado por exibições públicas. Ganhou aliás o prémio High Vision Awards 93 facto que o permitiu trazer sob signo do High Vision Promotion Center a Portugal. Para muita pena minha quando visitei essa exposição não foi na hora em que o jogo era promovido.



Uma versão do jogo, o Saturn Bomberman foi depois lançada para a Sega Saturn onde igualmente se podia jogar em widescreen (mas não verdadeiramente em Alta Definição) quando na presença de mais de 8 ou mais jogadores. Esta consola teve igualmente alguns títulos com opção widescreen como o fabuloso Nights já que o apetite pelo formato 16:9 era emergente tendo as companhias feito várias apostas nesta perspectiva. Consolas como a Sega Dreamcast também apresentaram alguns jogos com opções widescreen. Mas widescreen não é sinónimo de Alta Definição e só mesmo depois com a Xbox e a PS3 se pode efectivamente ter poder gráfico em nossas casas para alimentar um ecrã 16:9 com altíssima resolução.

É pena é que se tenha esperado tanto tempo para se poder realmente jogar em alta definição. Mas na verdade muitos poucos em Portugal teriam uma TV widescreen para jogar tais jogos já que somente com a sedução do DVD e do Cinema em Casa se despertou o interesse por tais televisores. Fica a curiosidade deste inovador jogo ter passado em Portugal. Apresento scans do folheto promocional de tal mostra.

2 comments:

Anonymous said...

Posso adicionar.te no LJ? pelos vistos andamos na mesma escola e gostei imenso dos teus trabalhos :)

Nuno Barros said...

Obrigado. :)
Adicionei-te apesar de já não fazer posts no LJ à muito tempo.