Tuesday, June 27, 2006

Spider-man é Peter Parker





Homem Aranha sai do armário...

"I'm proud of who I am, and I'm here right now to prove it...Any questions?"

Não, a Marvel não foi tão longe como a DC ao anunciar pouco tempo atrás que a Batwoman se vai tornar lésbica. Mas finalmente, após tantos anos de luta do aranhiço por manter o seu rosto coberto, ele revelou a sua identidade ao mundo numa conferência de imprensa. Nada de especial para todos nós e uns poucos de personagens que sabiam quem ele era, mas a identidade do Homem Aranha sempre foi daqueles tabus que mantinha aquela eterna obssessão do seu patrão Jonah Jameson fazer tudo para o desmascarar. Ao que parece quando soube Jameson caiu da cadeira ou desmaiou. Até teve sorte, porque realmente para ele, isto é daquelas notícias de lhe dar um ataque cardíaco fulminante...

Notícia da revelação e detalhes explicando porque o fez

Sunday, June 25, 2006

Creative Zen V Plus



Querida, encolhi o...



Esfregamos os olhos mas não acreditamos. 44g... 4,4 de largura e 6,7 cm de altura! A Creative encaixou no novo modelo ZEN V PLUS todas as qualidades dos anteriores modelos mas agora com metade do peso e tamanho. Leitor MP3, rádio FM, gravador tanto com microfone como de fonte externa, 15 horas de leitura, visualização de fotos e vídeos, agenda pessoal, ecrã "rotativo", suporte para múltiplas lojas online. Está lá tudo e dependendo do modelo temos 1,2 ou 4 GB! E a Creative ainda goza com a Apple anunciando que que tem ecrã resistente aos riscos. E até no design, algo que os iPods parecem imbatíveis este Zen não fica muito atrás. Linhas curvas nos cantos para que deslize melhor no bolso, simples, minimal até nos controlos.



Apesar de parecer um produto arrasador, creio que irá provavelmente ficar bem atrás dos iPods em vendas, porque não acredito muito em ipod killers, tal a fama e prestígio que a Apple já conquistou. É um bocado a hístoria da Sony e do seu Walkman, muitos modelos doutras marcas eram claramente melhores mas nunca ninguém roubou o estatuto de nº1 da Sony. Este Creative é certamente uma maravilha técnica e novamente a Apple terá de se esforçar para fazer algo igual. Mas terá mesmo a Apple que se preocupar? Um iPod é um iPod, todos querem um, mesmo que seja um falível, problemático, caro (para o que faz ou seja quase nada) Shuffle...

PS Espero é que a Creative desta vez (os phones da imagem não são finais) se esmere em fazer uns auscultadores bonitos, porque já deviam ter percebido que são um símbolo de distinção e tem de ser necessariamente sedutores de usar.

Timor @ AUS





Viva Timor-Loroaussie!

Felizes então os que adbicaram da soberania do seu país por uns tostões pois finalmente tem tudo bem encaminhado. Não é que o raio do gajo não se queria ir embora? Agora com Alkatiri fora do caminho, Xanana (e a sua dama naturalmente), Ramos-Horta, a Igreja Timorense e a Austrália já podem escolher um testa-de-ferro a seu gosto. E justiça seja feita penso que logo logo poderão recompensar os australianos renegociando os acordos petrolíferos, já que Alkatiri foi mesmo muito sacaninha em prejudicar os interesses deles em benefício da nação timorense! É que alguém tem de pagar o exército australiano que lá foi fazer tanto de guarda-costas como de actores nas reportagens australianas não é? E não é que estiveram tão bem nas entregas de armas e nos comícios... E então nas patrulhas "laissez-faire"? Ado-rá-veis!!!



E pronto, que sejam todos felizes como sendo mais uma espécie de proctorado australiano. O povo bem pode todo continuar na miséria mas estou certo que os "amiguinhos" da Austrália vão todos disfrutar de uma melhor vidinha, porque é isso mesmo que importa aos dirigentes timorenses e naturalmente "amam" o seu povo. Viva o terceiro-mundismo!

Timor Online
Blog de Timor
Timor Verdade

Friday, June 23, 2006

Pequenos Paraísos





Pequenos Paraísos

Há dias em que se repara nas pequenas coisas a que nunca damos valor. Onde moro, apesar de ser uma vila suburbana à saída de Lisboa e que conta quase com uma densidade de 19.000 habitantes/km2 (mais que Tóquio e mais que Macau) basta-me abrir as janelas das traseiras para ter a visão da foto. Poucos metros me separam de árvores onde habitam irmãos "pius-pius", de vegetação e do riso das crianças de uma escola próxima. Posso não ser feliz devido a esta pequena paradisíaca sorte mas pelo menos anima começar o dia e saborear um café com tal cenário...

Portugal vs Holanda @ F1





Portugal vs Holanda

Caramba, não é meu hábito falar sobre desporto mas é que há coincidências do diabo que fazem pensar.

Já todos sabemos que a selecção nacional vai jogar contra a congénere holandesa Domingo. Mas duas horas antes do jogo começar vai haver outro duelo Portugal-Holanda de contornos muito bizarros.

O nosso (e único) piloto na Fórmula 1 Tiago Monteiro tem tido os seus atritos com o "colega de equipa" holandês Christian Albers. O agressivo Albers tem tentado ganhar uma supremacia no seio da equipa e a rivalidade tem dado maus frutos. E o caldo ficou até entornado quando Albers na partida do GP do Mónaco "encostou" Monteiro contra os muros danificando o bólide do português. Isso custou a corrida aos dois já que se Tiago teve de ir ás boxes para reparações, Albers foi penalizado pelos comissários da corrida por conduta imprópria. Que belo "colega".

Mas esta semana, no Grande Prémio do Canadá, a tensão entre os dois é capaz de escalar para níveis insuportáveis devido ao Mundial de Futebol. Albers anunciou já que vai usar um capacete especial para apoiar o seu país e a selecção da "laranja mecânica" no Mundial. Ironia é que o piloto holandês (além de Monteiro) também tem de "apoiar" o nosso país devido a obrigatoriadades contratuais entre o ICP/Ministério do Turismo e a equipa F1 que o fazem ter no seu fato a palavra "Portugal" e o conhecido logo turístico de Portugal desenhado pelo artista José Guimarães.

Mas mais estranho se tornam as coisas quando também há rumores que apontam que logo após o Grande Prémio do Canadá (acaba a corrida, começa o futebol) será anunciada que a MF1 Racing (propriedade de um empresário e milionário russo) vai ser vendida à Lost Boys que é uma empresa... erm holandesa. Pobre Tiago, apesar do seu talento e das boas prestaçoes que tem feito (na medida das possibilidades técnicas da ex-Midland) o seu futuro vai incerto e complicado no seio da equipa dado que todo os previlégios vão ser dados certamente ao holandês. Esta semana nem quero pensar como será provavelmente a tensão entre os dois pilotos nas boxes. Esperemos que tanta "coincidência" holandesa não seja mau prenúncio.

Tiago (o da F1 e não o de futebol) como milhões de emigrantes portugueses por esse mundo fora deve estar a rezar. Reza para que haja um consolo e algo que se possa orgulhar mesmo quando as coisas no trabalho sejam complicadas. Para que como milhões possa no dia seguinte voltar ao emprego de cabeça erguida, com um sorriso. Mesmo que saiba que no dia seguinte o dono da equipa é agora holandês e o seu colega do lado passe a ser o "menino querido". Por isso, força selecção nacional, façam lá o rapaz orgulhoso.

Wednesday, June 21, 2006

Ukuyéyé @ Mareva Galanter





Pourquoi pas?

Mareva Galanter, uma taitiana, é uma antiga Miss França, trampolim que aproveitou bem para se tornar apresentadora de tv e actriz. Decidida a contagiar o reino musical com o seu exotismo lança agora o seu primeiro álbum intitulado Ukuyéyé. E o (feliz) nome não engana, pois há muito Ukelele e Yé-Yé no seu trabalho. Seguindo os passos de April March, Coralie Clément ou Keren Ann também Mareva recupera o yé-yé francês dos anos 60. E a miss Galanter faz-o bem tendo a originalidade de acrescentar também a tropicalidade dos sons da sua terra natal com igualmente uma pequena dose qb de electrónica.

No álbum desfilam velhos sucessos "recauchutados" celebrizados por raínhas do Yé-Yé como por ex. France Gall, Charlotte Leslie e Jacqueline Taïeb. Apesar do cariz desprentensioso e despreocupado do trabalho Galanter corre sempre o risco de ser comparada com as consagradas divas. A França é a terra do Yé-Yé e uma ex-miss, debutante na carreira musical pode ser para os esquisitos gauleses um atrevimento, mesmo tendo em conta a ligeireza que sempre foi o formato Yé-Yé. Mas nada leve e despretensiosa é a aposta em marketing da sua editora. Além dum site cuidado e dedicado só ao álbum, rodou já seis videoclips promocionais. E os tentáculos da sua propaganda são tão fortes que foi no fráncofono canal M6 (agora muito censurado graças à SportTV) que um "tuga" como eu teve conhecimento precoce da artista mesmo antes do trabalho ter sido lançado.

O cartão de visita de Ukuyéyé é o single e teledisco Pourquoi pas moi? que conta com o toque de Zero Gravitski por outras palavras do produtor Vincent Nayrolles. Os mais atentos poderão reconhecer o local da rodagem como sendo o único e imcomparável monumento da arquitectura retro-utópica que é o Palais Bulles criado por Antti Lovag em Cannes o que me parece perfeito para este tipo de sonoridade que cruza o easy listening, o rock garage e os sons exóticos.

Resta recomendar os links onde poderão descobrir a música de Mareva Galanter e desejar-lhe bonne chance e que continue a dar alegres "yé yé yé"'s e "yó yó yó"'s. :)

Site oficial de Mareva Galanter
Site promocional de Ukuyéyé
Site da AOL com os 6 vídeos
Vídeos no YouTube

Monday, June 19, 2006

Roughnecks - Starship Troopers



Buuuugs!



Quem sempre venerou a faceta mais bélica de Aliens (James Cameron) pode ter ficado desgostoso por faltar uma certa "caça aos bichos" nos outros filmes da saga. De alguma forma o universo do filme Starship Troopers de Paul Verhoeven pode ser considerado como uma espécie de concretização desse desejo de muita carnificina alienígena e de muitos marines massacrados como se fossem "carne para canhão". Se isto até pode ser um deleite para certos fãs de Aliens, o filme de Verhoeven em si, foi sim bastante criticado pelos adeptos do livro original Starship Troopers de Robert A.Heinlein. Sucede que além de "adulterar" as personagens originais da novela, muita da tecnologia quotidiana como armaduras e robôs de combate foi deixada de fora no filme (ao que se sabe por razões económicas e de produção). Mas haverá na verdade alguma novela que resista a uma adaptação de Hollywood? Poucos, muitos poucos e o filme Starship Troopers não é um deles.



Roughnecks - The Starship Troopers, uma série de animação 3D televisiva aproveitando o franchising está a meio caminho do filme e das novelas. Se por um lado continua a aproveitar os personagens e a história do filme, ao menos consegue ter a "liberdade" produtiva de ir mais longe na materialização do universo de Heinlein. Nesta série já são apresentadas as armaduras mecanizadas, os robots de combates, o abundante uso de armas nucleares, outras raças e muitos outros elementos que o torna mais fiel ao livro. Igualmente os soldados da Infantaria são muito mais resistentes e não morrem tão facilmente como no filme. Pela negativa, e com muita pena, a sempre interessante (e polémica) faceta satírica e política do filme (e crucialmente basilar nos livros) foi removida.


Hey! Já não vi naves parecidas em qualquer lado?

Roughnecks apesar de não deslumbrar e de não ter sido um marco na animação computorizada foi no entanto um ambicioso projecto no género que tenta concorrer num sector onde a animação 3D televisiva sempre foi caracterizada pela hegemonia da produtora Mainframe (Reboot, Transformers BeastWars, Spider-Man). E como tantas produções televisivas foi mais uma das séries que nunca foi realmente completada. Do plano original quatro episódios da parte final da história (estavam previstos 40) nunca foram concluídos. A série foi uma produção problemática ($!) e a sua execução foi até mesmo feita com recurso a diferentes empresas CGI. Para cumprir calendário televisivo foi mesmo remontado material usado criando "novos" episódios.



Após alguma insistência de fãs a Sony/Columbia lançou tímidamente DVD's em separado de quatro campanhas militares dos Roughnecks (5 episódios por campanha/DVD). Ainda lançou um DVD suplementar com o material "inacabado/remontado" e um dos episódios finais. Satisfeita com o sucesso da vendas decidiu depois lançar finalmente (no ano passado) todo o material numa caixa económica mas luxuosa mas comprimida em quatros DVD's (cada um com duas campanhas). Mas como não há bela sem senão sacrificou-se os comentários áudio que anteriormente estavam presentes nos DVD's "avulso" já que não havia espaço para mais.



Em Portugal a série foi exibida já dobrada (na RTP ao que me lembro) e a Lusomundo lançou ao que sei as quatro campanhas DVD's editadas lá fora mas não o DVD suplementar ao que parece. Se a caixa vai ainda ter edição nacional isso já não sei mas pensando no tempo que já passou desde o lançamento original não o creio. É pena e lá se tem recorrer ao "import". Isto para se ter mais de 700 minutos de muito barbecue de "aranha", numa série que agradou aos adeptos de Starship Troopers que sejam gregos ou troianos ou por outras palavras da versão livro ou filme. Recomendado a fãs e a xenófobos intergalácticos...

Classificação

ClubOtaku.org



Links - Cultura Nipónica



Um dos bons sites nacionais em que podemos ficar informados e aprender sobre a cultura japonesa é o clubotaku.org. Nele encontramos desde artigos de Manga e Anime, sugestões J-Pop e J-Rock, gastronomia, lições de japonês e muitos outros aspectos da vivência e sabedoria nipónica. Ao invés de muitos sites não se limita à manga e anime mais mainstream e vai muito além da ponta do iceberg que é a complexa e vasta cultura do Sol Nascente. Vivendo em grande parte não só do esforço dos esforçados webmasters do site mas igualmente do contributo de vários colaboradores (e no qual O Meu Piu Piu já deu o seu pequeno contributo) é uma comunidade viva e robusta que ainda pode crescer mais com a sua visita. A visitar, revisitar porque há lá muito a descobrir...

PS - O Fórum é boa maneira de perguntarmos sobre tudo aquilo que desejamos saber sobre a cultura japonesa.

Sunday, June 11, 2006

Midisport @ Uwe Schmidt





14 futebolistas num batido de chocolate

É a febre nacional e não há maneira de lhe escapar. Jornais, revistas, televisão e rádio só dedicam os seus espaços ao mundial de futebol e à selecção nacional. E chegamos ao ridículo de estarmos num país onde a ditadura está instalada já que o selecionador nacional e o dirigente máximo da FPF se insurgem contra a liberdade de expressão dos comentadores e pior ainda criticam mesmo quem por direito próprio não gosta de futebol.

Não chego ao extremo de Pacheco Pereira, mas não alinho certamente nesta febre lusitana. Quando o futebol deixa de ser algo lúdico e se torna histeria os pontos positivos de tal (ou qualquer outro) desporto tornam-se nefastos. O país está paralizado, expectante e com tanto optimismo qualquer precalço irá deixar o país em estado de coma.



O "meu piu piu" prefere saudavelmente saborear o futebol de forma mais divertida juntando-se ao lobby dos "intelectuais musicais". Assim como banda sonora para estes dias sugiro 14 Footballers in Milkchocolate dos Midisport que por outras palavras não é mais que um projecto de Sr. Atom Heart ou Uwe Schmidt e que é um divertida exploração electrónica do tema do futebol com os ritmos latinos brasileiros. Tão patético como o nome deste trabalho e do nome dos temas "14 Footballers" é uma deliciosa desconstrução, corte e colagem do samba resultando em temas uma vezes bastante melódicos outras vezes semi-fragmentado na sua construção. Para quem gosta do que Uwe Schimdt fez sob o alter-ego Sr. Coconut vai ser certamente gostar deste aprofundamento da cultura musical brasileira onde batucada, as sonoridades tropicais de Jobim, folclore canarinho e samples alusivos ao futebol se misturam.

Para quem queira descobrir este trabalho vai ter de se esforçar um bocado. A edição é já de 2001 e como muitos trabalhos de Atom Heart este só teve uma edição limitada de 1000 exemplares e eu até arranjei este CD por feliz acaso. Portanto aconselho uma busca em paisagens mais "underground". Boa sorte para a caça, à selecção e não se iludam muito.

E será esta sugestão musical um prenúncio dos futuros vencedores?

Classificação

Saturday, June 10, 2006

Nu-Kuduro @ PT





Nu-Kuduro?


Tempos atrás falei da apropriação dos ritmos do funk das favelas brasileiros por Kevin Federline, ex-bailarino, namorado de Britney Spears que na sua patética pretensão de uma carreira musical criou (mandou criar) uma canção de lançamento que foi alvo de chacota em todo o lado. É que Federline ficou colado à mediocridade da própria letra "sexo-chunga" do estilo de origem. O que resulta numa favela não resulta no universo MTV. Pelo menos sem uma reciclagem...

No entanto se Federline falhou ao levar a sonoridade das favelas para o mainstream, a verdade é que a "cena" musical de dança londrina já tinha conseguido utilizar a mesma sonoridade dando-lhe um cariz mais chique e tornando-a moda local. O aproveitamento e recuperação de sonoridades mais low-culture acaba por ser umas das poucas formas de reinventar o esgotado panorama musical dos nossos dias.

Era inevitável que por cá alguém tivesse a ideia (e a coragem) de utilizar os sons africanos da comunidade dos palop's. Foi devido a uma reportagem sobre o Popular ound Clash que tomei conhecimento dos Buraka Som Sistema (alterego dos 1Uik Project) que se dedicam ao Nu-Kuduro (expressão colocada no próprio cartaz do evento) ou Kuduro progressivo como a própria banda gosta de rotular a música que fazem.



Pelas músicas disponibilizadas fico ainda inseguro para dizer se houve sucesso na transplantação do sons angolanos para um som mais cosmopolita. Se por vezes parece haver uma eficaz injecção do kuduro em músicas idm o certo é que quando ouvi "Yeah featuring Petty (ao vivo no Mercado)" fiquei um bocado reticente por haver uma colagem tão grande a um kuduro mais "rasca". Tendo já como editora a Enchufada (de Melo D) vamos então esperar por edições e ver o resultado deste projecto. É que Diplo, divulgador internacional do funk de favelas já está desejoso de os mostrar ao mundo.

Por enquanto podem ouvir as músicas em
http://www.myspace.com/burakasomsistema

Friday, June 02, 2006

Timor-Leste





Timor-Leste "invadida"!

Para quem estranha porque um país como a Austrália quer à força comandar a GNR percebam que realmente está a haver um espécie de golpe de estado e que Timor-Leste está a ser "invadida" por forças militares estrangeiras com muitos interesses na região. Aqui neste blog poderão perceber as realidades que nunca são explicadas na TV. É preciso ler nas entrelinhas. Força a quem é inocente em Timor-Leste e sofre com esta violência intencional.

http://timor-verdade.blogspot.com/

Carros Eléctricos





O Documentário do Ano?

Um site genial, uma boa pergunta para um tema incómodo para o "american way of life" e esperemos que seja o documentário que abale a indústria de Detroit (e não só). Apesar de sentir que haverá certamente no documentário factos e aspectos que o autor preferiu não revelar, a verdade é que é a altura de abrirmos os olhos. Não interessa que seja a adopção de carros híbridos, a hidrogénio ou eléctricos como tendenciosamente o autor defende. Qualquer solução parece ser melhor do que os carros de pura combustão e o rápido esgotamento das reservas de petróleo.

http://www.sonyclassics.com/whokilledtheelectriccar/

Thursday, June 01, 2006

Cars @ Pixar





American Way of Life para crianças

A indústria de cinema americano sempre foi pródiga em realizar filmes que propagandeiam o seu American Way of Life. A Pixar e a Walt Disney perpetuam também agora em animação 3D esse estilo. Cars, a estrear por cá ainda em data incerta nasce da união das duas paixões do criador da Pixar, Joe Lassiter, a animação e os carros. A história é a de um arrogante carro de corridas das típicas "ovais" à americana que vai parar por acidente a uma pequena e velha aldeia na mítica e quase deserta Route 66. É lá que percebe na sua vivência com habitantes locais que o que é importante na vida não são os troféus alcançados na linha de chegada mas a corrida em si.
O interessante e bizarro neste filme é que o tradicional conto de fadas é passado num mundo onde não existem pessoas e até animais. Cabe a automóveis que são o grande símbolo da liberdade e grandeza americana serem os protagonistas e transmitir os valores morais existentes na fábula.
E para um filme destinado principalmente a crianças dos 6 aos 12 nada como despertar no jovem público americano o precoce desejo de consumo por tais máquinas numa altura em que a indústria americana autómovel está em crise. Cars (que era para se chamar Route 66) é mais uma prova que os EUA só olham para o seu umbigo já que é um produto vivo da cultura americana que alimenta o seu próprio lifestyle. Não sei porquê, mas prefiro simpatizar com o velho europeu e bonacheirão Herbie da Disney. Sempre tem ar de gastar menos gasolina o que me parece ser mais a mensagem a passar num tempo de crise energética.