Saturday, June 10, 2006

Nu-Kuduro @ PT





Nu-Kuduro?


Tempos atrás falei da apropriação dos ritmos do funk das favelas brasileiros por Kevin Federline, ex-bailarino, namorado de Britney Spears que na sua patética pretensão de uma carreira musical criou (mandou criar) uma canção de lançamento que foi alvo de chacota em todo o lado. É que Federline ficou colado à mediocridade da própria letra "sexo-chunga" do estilo de origem. O que resulta numa favela não resulta no universo MTV. Pelo menos sem uma reciclagem...

No entanto se Federline falhou ao levar a sonoridade das favelas para o mainstream, a verdade é que a "cena" musical de dança londrina já tinha conseguido utilizar a mesma sonoridade dando-lhe um cariz mais chique e tornando-a moda local. O aproveitamento e recuperação de sonoridades mais low-culture acaba por ser umas das poucas formas de reinventar o esgotado panorama musical dos nossos dias.

Era inevitável que por cá alguém tivesse a ideia (e a coragem) de utilizar os sons africanos da comunidade dos palop's. Foi devido a uma reportagem sobre o Popular ound Clash que tomei conhecimento dos Buraka Som Sistema (alterego dos 1Uik Project) que se dedicam ao Nu-Kuduro (expressão colocada no próprio cartaz do evento) ou Kuduro progressivo como a própria banda gosta de rotular a música que fazem.



Pelas músicas disponibilizadas fico ainda inseguro para dizer se houve sucesso na transplantação do sons angolanos para um som mais cosmopolita. Se por vezes parece haver uma eficaz injecção do kuduro em músicas idm o certo é que quando ouvi "Yeah featuring Petty (ao vivo no Mercado)" fiquei um bocado reticente por haver uma colagem tão grande a um kuduro mais "rasca". Tendo já como editora a Enchufada (de Melo D) vamos então esperar por edições e ver o resultado deste projecto. É que Diplo, divulgador internacional do funk de favelas já está desejoso de os mostrar ao mundo.

Por enquanto podem ouvir as músicas em
http://www.myspace.com/burakasomsistema

No comments: