Wednesday, June 21, 2006

Ukuyéyé @ Mareva Galanter





Pourquoi pas?

Mareva Galanter, uma taitiana, é uma antiga Miss França, trampolim que aproveitou bem para se tornar apresentadora de tv e actriz. Decidida a contagiar o reino musical com o seu exotismo lança agora o seu primeiro álbum intitulado Ukuyéyé. E o (feliz) nome não engana, pois há muito Ukelele e Yé-Yé no seu trabalho. Seguindo os passos de April March, Coralie Clément ou Keren Ann também Mareva recupera o yé-yé francês dos anos 60. E a miss Galanter faz-o bem tendo a originalidade de acrescentar também a tropicalidade dos sons da sua terra natal com igualmente uma pequena dose qb de electrónica.

No álbum desfilam velhos sucessos "recauchutados" celebrizados por raínhas do Yé-Yé como por ex. France Gall, Charlotte Leslie e Jacqueline Taïeb. Apesar do cariz desprentensioso e despreocupado do trabalho Galanter corre sempre o risco de ser comparada com as consagradas divas. A França é a terra do Yé-Yé e uma ex-miss, debutante na carreira musical pode ser para os esquisitos gauleses um atrevimento, mesmo tendo em conta a ligeireza que sempre foi o formato Yé-Yé. Mas nada leve e despretensiosa é a aposta em marketing da sua editora. Além dum site cuidado e dedicado só ao álbum, rodou já seis videoclips promocionais. E os tentáculos da sua propaganda são tão fortes que foi no fráncofono canal M6 (agora muito censurado graças à SportTV) que um "tuga" como eu teve conhecimento precoce da artista mesmo antes do trabalho ter sido lançado.

O cartão de visita de Ukuyéyé é o single e teledisco Pourquoi pas moi? que conta com o toque de Zero Gravitski por outras palavras do produtor Vincent Nayrolles. Os mais atentos poderão reconhecer o local da rodagem como sendo o único e imcomparável monumento da arquitectura retro-utópica que é o Palais Bulles criado por Antti Lovag em Cannes o que me parece perfeito para este tipo de sonoridade que cruza o easy listening, o rock garage e os sons exóticos.

Resta recomendar os links onde poderão descobrir a música de Mareva Galanter e desejar-lhe bonne chance e que continue a dar alegres "yé yé yé"'s e "yó yó yó"'s. :)

Site oficial de Mareva Galanter
Site promocional de Ukuyéyé
Site da AOL com os 6 vídeos
Vídeos no YouTube

4 comments:

Unknown said...

estamos apaixonados?

atomo! said...

YES!!!! Lindo!!

atomo! said...

... já agora deixa-me agradecer a dica (afinal não é sempre que se lê um post sobre alguém que está a gerar um revival numa das minhas épocas favoritas da pop europeia).

Mesmo assim, depois de ouvir os samples, continuo a gostar mais do trabalho que a americana April March fez nos inícios dos 90s, que com o seu francês forçado conseguiu atingir o nível superior nas covers que fez (algumas ao mesmo nível dos originais)...

mesmo dizendo isto a Mareva é um espectáculo!

Nuno Barros said...

tens nada que agradecer!
a mareva é mesmo ainda uma debutante que tem de encomendar musica a outros, a march claro já pertence a outro escalão. :)