Friday, June 23, 2006

Portugal vs Holanda @ F1





Portugal vs Holanda

Caramba, não é meu hábito falar sobre desporto mas é que há coincidências do diabo que fazem pensar.

Já todos sabemos que a selecção nacional vai jogar contra a congénere holandesa Domingo. Mas duas horas antes do jogo começar vai haver outro duelo Portugal-Holanda de contornos muito bizarros.

O nosso (e único) piloto na Fórmula 1 Tiago Monteiro tem tido os seus atritos com o "colega de equipa" holandês Christian Albers. O agressivo Albers tem tentado ganhar uma supremacia no seio da equipa e a rivalidade tem dado maus frutos. E o caldo ficou até entornado quando Albers na partida do GP do Mónaco "encostou" Monteiro contra os muros danificando o bólide do português. Isso custou a corrida aos dois já que se Tiago teve de ir ás boxes para reparações, Albers foi penalizado pelos comissários da corrida por conduta imprópria. Que belo "colega".

Mas esta semana, no Grande Prémio do Canadá, a tensão entre os dois é capaz de escalar para níveis insuportáveis devido ao Mundial de Futebol. Albers anunciou já que vai usar um capacete especial para apoiar o seu país e a selecção da "laranja mecânica" no Mundial. Ironia é que o piloto holandês (além de Monteiro) também tem de "apoiar" o nosso país devido a obrigatoriadades contratuais entre o ICP/Ministério do Turismo e a equipa F1 que o fazem ter no seu fato a palavra "Portugal" e o conhecido logo turístico de Portugal desenhado pelo artista José Guimarães.

Mas mais estranho se tornam as coisas quando também há rumores que apontam que logo após o Grande Prémio do Canadá (acaba a corrida, começa o futebol) será anunciada que a MF1 Racing (propriedade de um empresário e milionário russo) vai ser vendida à Lost Boys que é uma empresa... erm holandesa. Pobre Tiago, apesar do seu talento e das boas prestaçoes que tem feito (na medida das possibilidades técnicas da ex-Midland) o seu futuro vai incerto e complicado no seio da equipa dado que todo os previlégios vão ser dados certamente ao holandês. Esta semana nem quero pensar como será provavelmente a tensão entre os dois pilotos nas boxes. Esperemos que tanta "coincidência" holandesa não seja mau prenúncio.

Tiago (o da F1 e não o de futebol) como milhões de emigrantes portugueses por esse mundo fora deve estar a rezar. Reza para que haja um consolo e algo que se possa orgulhar mesmo quando as coisas no trabalho sejam complicadas. Para que como milhões possa no dia seguinte voltar ao emprego de cabeça erguida, com um sorriso. Mesmo que saiba que no dia seguinte o dono da equipa é agora holandês e o seu colega do lado passe a ser o "menino querido". Por isso, força selecção nacional, façam lá o rapaz orgulhoso.

3 comments:

pipo69 said...

Muito bem apanhado, especialmente aquela imagem do boneco do "vá para fora cá dentro" ali do lado esquerdo do peito, por cima do coração do holandês. Já viste que mesmo na F1 que funciona á base de dinheiro essas rivalidades nacionais vêem ao de cima. E nem é preciso falar da A1 que pretendia/de ser um projecto de bandeiras. Boa corrida e bom jogo.

Nuno Barros said...

Onde se movem milhões as rivalidades nacionais estão sempre à tona. Na F1 então já se sabe, patrocinadores preferem construtores da mesmo país e pilotos "nacionais". Alonso/Telefonica, Super Aguri/pilotos japoneses, Red Bull/C. Klien, etc etc...

As rivalidades da A1GP penso que não são para durar muito. Li que várias corridas foram canceladas, houve desinteresse do público e que mesmo o Team Portugal (que acho que é financiado pelo Figo!) vai abandonar. Flop?

pipo69 said...

sim, o que acho piada é essa contradição (aparente). Se eu tivesse a investir o meu dinheiro, acho que me preocupava mais com a questão da qualidade do piloto. Mas essa questão apenas demonstra que a formula 1 é uma questão de Imagem. naquele sentido mais profundo tipo goebells meets revolução cultural chinesa meets bill clinton a dizer que sexo oral não é intercourse :)
Em relação á A1 acho que ninguem tava á espera que aquilo desse alguma coisa. no fundo era um projecto de meia duzia de malucos que precisavam de lavar dinheiro.