Sunday, June 11, 2006

Midisport @ Uwe Schmidt





14 futebolistas num batido de chocolate

É a febre nacional e não há maneira de lhe escapar. Jornais, revistas, televisão e rádio só dedicam os seus espaços ao mundial de futebol e à selecção nacional. E chegamos ao ridículo de estarmos num país onde a ditadura está instalada já que o selecionador nacional e o dirigente máximo da FPF se insurgem contra a liberdade de expressão dos comentadores e pior ainda criticam mesmo quem por direito próprio não gosta de futebol.

Não chego ao extremo de Pacheco Pereira, mas não alinho certamente nesta febre lusitana. Quando o futebol deixa de ser algo lúdico e se torna histeria os pontos positivos de tal (ou qualquer outro) desporto tornam-se nefastos. O país está paralizado, expectante e com tanto optimismo qualquer precalço irá deixar o país em estado de coma.



O "meu piu piu" prefere saudavelmente saborear o futebol de forma mais divertida juntando-se ao lobby dos "intelectuais musicais". Assim como banda sonora para estes dias sugiro 14 Footballers in Milkchocolate dos Midisport que por outras palavras não é mais que um projecto de Sr. Atom Heart ou Uwe Schmidt e que é um divertida exploração electrónica do tema do futebol com os ritmos latinos brasileiros. Tão patético como o nome deste trabalho e do nome dos temas "14 Footballers" é uma deliciosa desconstrução, corte e colagem do samba resultando em temas uma vezes bastante melódicos outras vezes semi-fragmentado na sua construção. Para quem gosta do que Uwe Schimdt fez sob o alter-ego Sr. Coconut vai ser certamente gostar deste aprofundamento da cultura musical brasileira onde batucada, as sonoridades tropicais de Jobim, folclore canarinho e samples alusivos ao futebol se misturam.

Para quem queira descobrir este trabalho vai ter de se esforçar um bocado. A edição é já de 2001 e como muitos trabalhos de Atom Heart este só teve uma edição limitada de 1000 exemplares e eu até arranjei este CD por feliz acaso. Portanto aconselho uma busca em paisagens mais "underground". Boa sorte para a caça, à selecção e não se iludam muito.

E será esta sugestão musical um prenúncio dos futuros vencedores?

Classificação

2 comments:

Unknown said...

e se ganharmos????
Estavamos bem tramados...

Unknown said...

Continuo com medo...