Thursday, June 01, 2006

Cars @ Pixar





American Way of Life para crianças

A indústria de cinema americano sempre foi pródiga em realizar filmes que propagandeiam o seu American Way of Life. A Pixar e a Walt Disney perpetuam também agora em animação 3D esse estilo. Cars, a estrear por cá ainda em data incerta nasce da união das duas paixões do criador da Pixar, Joe Lassiter, a animação e os carros. A história é a de um arrogante carro de corridas das típicas "ovais" à americana que vai parar por acidente a uma pequena e velha aldeia na mítica e quase deserta Route 66. É lá que percebe na sua vivência com habitantes locais que o que é importante na vida não são os troféus alcançados na linha de chegada mas a corrida em si.
O interessante e bizarro neste filme é que o tradicional conto de fadas é passado num mundo onde não existem pessoas e até animais. Cabe a automóveis que são o grande símbolo da liberdade e grandeza americana serem os protagonistas e transmitir os valores morais existentes na fábula.
E para um filme destinado principalmente a crianças dos 6 aos 12 nada como despertar no jovem público americano o precoce desejo de consumo por tais máquinas numa altura em que a indústria americana autómovel está em crise. Cars (que era para se chamar Route 66) é mais uma prova que os EUA só olham para o seu umbigo já que é um produto vivo da cultura americana que alimenta o seu próprio lifestyle. Não sei porquê, mas prefiro simpatizar com o velho europeu e bonacheirão Herbie da Disney. Sempre tem ar de gastar menos gasolina o que me parece ser mais a mensagem a passar num tempo de crise energética.

1 comment:

Unknown said...

Pois eu lembro-me de ter tido um disco-livro quando era puto que tinha estes desenhos. Ou seja, a grelha era a boca e os faróis os olhos.
Era da Disney.
Ou seja, mesmo com a Pixar, não há ideias novas.

Trágico...

O que eu curto é que a boazona do filme é uma Porscheta...