Wednesday, February 08, 2006

Wallace & Gromitt @ Annies





Implacáveis!!!

"And the Oscar (excuse me) the Annie goes to... "Wallace & Grommit: The Curse of the Were-Wolf" Yeeahhh... and again... and again?... and hmmm again... and yes again... and oh well again... and still again... and (you know the answer) again... and (glup) again... and finally again..."

Pois é, Nick Park e Steve Box arremataram 10 prémios nos Annies, os galardões americanos para a Animação! E não ganharam todas as nomeações já que era impossível de acontecer pois nalguns dos prémios tinham múltiplas nomeações. E com tanto prémio até faz parecer que não tinham concorrência à altura, o que não é verdade. Lá estavam Hayao Miyazaki e o seu "Howling Castle", "Madagascar", "Corpse Bride" de Tim Burton, "Robots", "Chicken Little" e tantos outros...

Até já sabia que tinham ganho o prémio principal há alguns dias atrás mas só foi quando visitei "o Gato Cósmico" do Doraemon que percebi que tinham arrasado totalmente.

Apesar de nos Annies com tanta concorrência "Wallace & Grommit" terem dominado, isto não é garantia de terem também o Oscar assegurado mesmo com menos concorrência ("Howling Castle" e "Corpse Bride"). A indústria de Hollywood (ás vezes) tem os seus próprios interesses. Mas normalmente os Globos são um prenúncio. E como eu gosto muito desta divertida dupla espero que façam o pleno e ganhem também o Oscar!

P.S. Star Wars - The Animated Series (Cap 21-25) de Genndy Tartakovsky ganharam na categoria que estava nomeada (Melhor Série de Animação TV!) Fica prometido post sobre esta série animada para breve!

4 comments:

Paulo said...

Atenção que o gato cósmico, não é só do Doraemon, mas também do Bakaneko ;)

Em relação ao post, vamos lá ver como vai correr nos óscares. Eu n acho que o Corpse Bride mereça. Gostei bastante, mas acho o Nightmare Before Christmas muito superior, isto fazendo uma comparação entre filmes do Burton. A nivel dos nomeados... eu ainda n vi o Howl's Moving Castle (FALHA!!!), não me posso pronunciar.

Nuno Barros said...

Doeaemon, ninguém disse que é SÓ teu, mas teu é não é? Mas como o artigo a que me referia era teu e o Bakaneko ainda não deixou por cá um post (e por tal não o conheço ainda...) ;)

Eu simplesmente só tou contra o estatuto de Tim Burton como realizador nesta animação já ele é mais um pseudo-realizador (eu diria mais produtor e mesmo isso é só co-produtor) pelo que li e vi nas "featurettes" sobre o filme. Aliás ele andava ocupado com o "Fábrica" enquanto se fazia o "Corpse". Simplesmente diz o que quer e mete outro tipo efectivamente a realizar. E repara que nem o argumento é dele mas sim de 3 outras pessoas! E sabendo que a ideia original do filme é "roubada" de um conto ainda menos crédito tem o nome dele como "realizador". Com este filme ele não anda mais a fazer do que rentabilizar o seu nome e a sua "imagem patenteada".

Olha, mas não me admira nada que Hollywood prefira dar o óscar a um dos seus do que a um inglês apesar do Wallace estar a "limpar" os prémios em todo o mundo...

atomo! said...

faço minhas as palavras do doraemon... de facto o filme do Burton, que vive um pouco do 'baralhar e voltar a dar' (e que começa a revelar a saturação do realizador) e Miyazaki, que se cola actualmente à imagem 'Disneyficada' (longe vão os tempos de Porco Rosso) não merecem o oscar... a Aardman foi o justo vencedor

Anonymous said...

não vi o wallace and gromit ainda, espero vê-lo em breve, mas não acho que Miyazaki se cole à imagem disneylandia. penso, e estou convicto, de que os seus filmes são e sempre foram extremamente genuínos e únicos. um filme de miyazaki é um filme de miyazaki. falemos de laputa ou de howl's moving castle. e diga-se, é um dos grandes génios do cinema de animação.
quanto ao tim burton, também não sou fã.