Blitz
Blitz is dead!
O meio musical neste país é tão minúsculo que já vamos deixar de ter direito ao único semanário português sobre música. O Blitz pelo que li no Meios e Publicidade vai passar em Junho a ser mensal e reduzir para metade os efectivos. O jornal sabe-se lá porquê nos últimos tempos nunca foi muito rentável. As recentes tentativas de torna-lo mais mainstream com capas, suplementos e destaques claramente a puxar para o popular é capaz de não ter tido muito resultado.
Eu pessoalmente creio que não seja uma questão de vendas, questões meramente editoriais mas de custos operacionais. Sempre torci o nariz em ver este jornal gerido por grandes grupos. O Blitz é algo que deve ser proporcional ao tamanho do mundo em que vive. Deve ter uma estrutura ágil e reduzida, instalações quasi-virtuais, e viver de jornalismo quase voluntariado como publicações como a Mondo Bizarre e muitos dos magazines musicais web nacionais que surgiram. Por outras palavras deve crescer de baixo para cima e não esperando à partida atingir metas de rentabilidiade fixadas pelo conselho gerente do grupo. Igualmente deve ter uma simbiose com os novos meios como a web algo que nunca conseguiu plenamente executar. Mas esta é claro a minha modesta opinião...